Prefeitura promove workshop sobre a erradicação do trabalho infantil

Prefeitura promove workshop sobre a erradicação do trabalho infantil

Prefeitura promove workshop sobre a erradicação do trabalho infantilO Brasil tem 2,6 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil, segundo levantamento feito pela Fundação Abrinq no ano passado. Pensando nesse quadro, a prefeitura apresenta na próxima quinta-feira (15), o Workshop “PETI – Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil”. O evento, que ocorrerá na ETEC Dr. Emílio Hernandez Aguilar, às 14h, será ministrado pela especialista Aline Lima e pelo educador Arthur Gandra.

Segundo a gestora da proteção social básica do município, Helena Carvalho Lucchino, o workshop pretende identificar as áreas em que ocorre o trabalho infantil na região e traçar metas para coibi-lo. “Com a crise econômica, muitas famílias acabam sentindo a necessidade de complementar a renda, o que muitas vezes faz com que as crianças busquem trabalho. Nós verificamos, por exemplo, que houve um aumento de crianças comercializando produtos nos trens da região, lavando carros e até mesmo trabalhando em olarias nos bairros mais afastados do centro. É preocupante”, afirma.

O encontro promoverá ainda uma reflexão acerca dos impactos e consequências do trabalho na vida de crianças e adolescentes para a elaboração de políticas públicas que combatam esse fenômeno.

Quando as crianças trabalham, elas têm a aprendizagem prejudicada e acabam deixando a escola, tornando-se vulneráveis em diversos aspectos, como a saúde, exposição à violência, assédio sexual e esforços físicos intensos. Segundo Helena Carvalho, é importante conscientizar os comerciantes da cidade para que não empreguem crianças e adolescentes, bem como trazer esse debate para que toda a população participe.

Serviço:

Workshop “PETI – Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil”;
Data: 15/03 – quinta-feira;
Horário: das 14h;
Local: Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar;
Endereço: Estrada do Governo, s/n – Km 42 – Pouso Alegre.

(Texto: Luana Nascimento – Arte: Dalmir Junior)

Autor: Andre Fama

Compartilhar
468 ad